O termo denominado Jogo da Baleia Azul refere-se a um suposto fenômeno nas redes sociais que teve inicio na Rússia. Acredita-se que o jogo estaja estimulando a prática de suicídio nos jovens que fazem parte da rede. Os primeiros casos reconhecidos pela polícia que os levou até a rede social foram de duas jovens russas, uma se jogou de cima de um prédio e a outra na frente de um trem.
Depois de constantes investigações feitas pela polícia Russa, as pistas levaram a rede social.
A mídia vem divulgando frequentemente casos ligados a esse "fenômeno", se é que podemos destacá-la desta forma.
Recentemente, através da imprensa foi desmascarado o procurador da rede social no Brasil, ele fez parte de uma série de reportagens feitas por uma emissora de TV, esse jogo consiste em realizar 50 desafios, sendo que o último trata-se de tirar a própria vida.
Através de câmeras escondidas a emissora conseguiu acompanhar os passos "desse indivíduo", o reporte se fez passar por um jovem interessado em participar do desafio e após simular que estaria seguindo as ordens do moderador do jogo, a equipe de TV conseguiu encontrá-lo uma vez por dia, gravando as suas falas e imagens.
Em uma das gravações ele relata que "gosta de ver os jovens sofrerem"
É muito triste essa realidade e precisamos primeiramente de leis mais punitivas que coloquem pessoas como essa verdadeiramente na cadeia, segundo de políticas públicas que garantam mais segurança as jovens nas redes sociais.
No enfrentamento desse problema o serviço social trabalha juntamente com a equipe multidisciplinar e a família buscando prevenção e monitoramento aos jovens. A família tem papel fundamental neste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário