quinta-feira, 1 de junho de 2017

VIOLÊNCIA X GÊNERO



Vivemos em uma sociedade machista ainda, apesar de muitas conquistas das mulheres e do movimento feminista nos últimos anos. O conceito de gênero vem ganhando imensa importância para a compreensão das relações entre mulheres e homens.
A despeito das últimas conquistas e dos dispositivos legais que garantem a igualdade de direito entre homens e mulheres, as discriminações que são marcas enraizadas pelo patriarcado são uma forma de violência de gênero e de violação dos direitos humanos das mulheres.
os movimentos feministas da contemporaneidade é reflexo das transformações do feminismo original, como uma evolução no tempo, que configura-se como um discurso múltiplo e de variadas tendências, embora com bases comuns.
As feministas destacam que a opressão de gênero, de etnia e de classe social perpassa as mais variadas sociedades ao longo dos tempos. Esta forma de opressão sustenta práticas discriminatórias, tais como o racismo, o classismo, a exclusão de grupos de homossexuais e de outros grupos minoritários (Negrão, 2002; Prá, 1997; Toledo, 2003).
As novas concepções sobre gênero deram margem ao abandono das teorias essencialistas do sujeito, que definem, entre outras, a categoria "mulheres".


Um comentário:

  1. Estamos numa realidade bem diferente, mais ainda temos um machismo muito presente na nossa sociedade até das próprias mulheres.

    ResponderExcluir

O SERVIÇO SOCIAL NÃO É CARIDADE, E MUITO MENOS AJUDA. É UMA PROFISSÃO QUE RECONHECE OS INDIVÍDUOS COMO SUJEITOS DE DIREITO E BUSCAR MEDIAR ...